Artigo: A utilização da Inteligência Competitiva na Negociação
Publicado em 05/05/2011
Autor: Daniela Ramos Teixeira

Este artigo foi publicado no Meta Análise, portal de Inteligência de Mercado.

Depois da jornada ensinando Negociação no MBA em Gestão Empresarial de uma universidade em São Paulo, comecei a pensar como a Inteligência Competitiva (ou de Mercado) pode contribuir em processos de Negociação.

Esse artigo é resultado dessa reflexão.

Há um universo a ser explorado associando as técnicas de negociação com a Inteligência Competitiva (ou de Mercado).

 

 

Download (pdf 60 kb)

Envie seu Comentário

Nome *
E-mail *
Site
Comentário *

Marisa Ortiz
26/11/2012 11:35:56
Prezada Profa. M.SC Carla, todos os artigos da Revie estão disponíveis para download. É só clicar em download no ícone acima. O artigo sobre Inteligência Competitiva e Redes Sociais a sra. encontra em http://www.revie.com.br/site-artigo?id=92 Obrigada pelo contato e interesse. SDS, Marisa Ortiz
CARLA DE ALMEIDA MARTINS BASSO
22/10/2012 22:14:03
Boa noite, tenho interesse em ler este artigo. Att Prof M.SC Carla
Daniela Ramos Teixeira
12/05/2011 20:25:14
Olá Nathanna, ficamos contentes que os nossos artigos tenham ajudado no seu trabalho de pesquisa. A maioria das empresas ainda não tem processos desenvolvidos para trabalhar a Inteligência Competitiva nas redes sociais e as ações são unilaterais. Mas acredito que, com a evolução das ações de Inteligência Competitiva e de Redes Sociais nas empresas, a interação vai acontecer naturalmente. Alerto que é importante as áreas de IC liderarem esse processo, e não as áreas de comunicação ou MKT das empresas. Para os leitores que se interessaram pelo conteúdo citado pela Nathanna, está disponível no nosso centro de conhecimento em http://www.revie.com.br/site-pagina?id=28&assunto=2. Nathanna, desejo a você sucesso na sua pesquisa! SDS, Daniela R. Teixeira
Nathanna Fábia Cavalcanti
12/05/2011 20:14:20
Oi Daniela, Fiz uma pesquisa acadêmica para o meu trabalho de conclusão do curso cujo tema é "O papel do profissional de inteligência competitiva frente as redes sociais virtuais". Utilizei os seguintes artigos do Portal REVIE e escritos por você: - Inteligência Competitiva e a integração com Marketing e Redes Sociais; - O que está por trás da Web 2.0 e das Redes Sociais em Marketing e Vendas : série 1; - O que está por trás da Web 2.0 e das Redes Sociais em Marketing e Vendas: série 2. Li outros artigos seus muito interessantes também, mas nessa pesquisa o que tiveram profundo relacionamento e usabilidade foram estes. Parabenizo você também pelo conhecimento sobre temáticas tão novas, sobretudo no Brasil. Ressalto que os artigos que aliam as redes sociais virtuais e Inteligência Competitiva, foram uns dos poucos que li que trouxeram uma verdadeira relação entre eles. Att. Nathanna Fábia Cavalcanti