Artigo: Saiba qual é o atual estágio de evolução do Big Data
Publicado em 27/06/2014
Autor: Cezar Taurion
Excelente artigo do Cezar Taurion publicado no portal do nosso parceiro TI Especialistas! Muito esclarecedor. Recomendamos a leitura.

Na última palestra que ministrei sobre Inteligência Competitiva, uma das perguntas foi exatamente sobre esse assunto abordado pelo colega Taurion: o Big Data substituir o BI (Business Intelligence).
O Taurion explicou em poucas palavras que não: "No BI geralmente coleta-se dados estruturados de sistemas como ERP, conhece-se bem as demandas e as perguntas já estão feitas."
“...Já com Big data o estilo de análise tona-se indutivo ou bottom-up por natureza. Isto significa que analisando-se os dados pode-se derivar insights e conclusões que não estavam previamente formuladas nas questões."

A conclusão na qual eu chego é que o Big Data junto com o BI irá ajudar muito nós, profissionais de Inteligência Competitiva. E quem ganha somos todos nós com projetos mais assertivos que facilitam e agilizam a tomada de decisão, ou seja, o principal objetivo da Inteligência Competitiva.

E você? O que pensa sobre o assunto? Compartilhe sua opinião com a gente na seção Comentários logo abaixo. 

Clique em download para baixar o artigo na íntegra.

SDS, Daniela R. Teixeira


Download (pdf 27 kb)

Envie seu Comentário

Nome *
E-mail *
Site
Comentário *