04/12/2017 15:28:18
Falhas na Implementação da Inteligência de Mercado – Parte 2

Essa é a 2ª Parte do artigo ‘Falhas na Implementação da Inteligência de Mercado/ Inteligência Competitiva’ que aborda as principais falhas na implementação em cada etapa do ciclo completo de Inteligência de Mercado ou Inteligência Competitiva.

Na Parte 1, apresentamos as falhas nas etapas do ciclo 1. Identificação das Necessidades; 2. Planejamento/ Direção e 3. Coleta.

Já na Parte 2, objetivo do presente artigo, vamos focar nas etapas 4. Análise, 5. Disseminação, 6. Avaliação e 7. Contra-Inteligência.

Ao longo desses últimos sete anos trabalhando com estruturação e implementação de áreas de Inteligência de Mercado/Inteligência Competitiva para dezenas de empresas de médio e grande porte, percebi que algumas falhas são frequentes.

Antes de explicar as falhas, importante ressaltar que trabalhamos com as sete etapas do ciclo de Inteligência, ou seja, com o ciclo completo. Se o leitor realizar uma pesquisa, irá encontrar o ciclo com etapas reduzidas. Muitos não incluem a etapa Contra-Inteligência, por exemplo. E já vi, também, excluírem as etapas de Planejamento ou Avaliação do ciclo.

Para as empresas que objetivam implementar uma área de Inteligência de Mercado/ Competitiva com resultados mensurados e gerenciados ou mesmo melhorar os processos e produtos de Inteligência já existentes, incentivamos trabalhar com as sete etapas do ciclo.

Para ler o artigo na íntegra, acesse o nosso portal de Inteligência em http://www.revie.com.br/site-artigo?id=167

E na área de Inteligência da sua empresa? Quais são os maiores desafios?
E quais são as principais falhas que já observou trabalhando nessa área? Compartilhe sua visão conosco!

Seus comentários sobre o assunto e sugestões de temas para os próximos artigos são muito bem-vindos!

Boa leitura e bons negócios!

Daniela Ramos Teixeira

Sócia Diretora Revie Inteligência

Gestora do Grupo Inteligência de Mercado Brasil Linkedin +6000

http://revie.com.br/page.php?name=blog&id=244&ano=2017&id=244&ano=2017

Envie seu Comentário

Nome *
E-mail *
Site
Comentário *