
Case 4 – Construção
Solução - Inteligência de Mercado e Inteligência em Compras.
Empresa – Empresa de grande porte do setor da Construção
Desafios
Os principais desafios desse projeto eram responder às questões relacionadas ao negócio e à área de Compras:
:: A empresa está comprando melhor que os concorrentes?
:: A área de Compras paga um preço na média do mercado? Acima ou abaixo? Por quê?
:: É melhor comprar agora ou esperar para ver se o preço vai baixar?
:: Os fornecedores atuais tem capacidade para atender a empresa no médio e longo prazo?
:: É melhor buscar outros fornecedores? Quais? E para quais insumos estratégicos?
A Solução
Nesse projeto de Inteligência em Compras, trabalhamos com foco em duas frentes do Método REVIE (Rede de Valor para Inteligência Empresarial):
:: Inteligência de Mercado
:: Inteligência de Parceiros.
O foco do projeto foi nos insumos estratégicos para o cliente como aço, cimento e alumínio.
A Revie Inteligência fez uma reunião presencial com o cliente para identificar os KITs (Key Intelligence Topics), ou seja, os principais assuntos a serem pesquisados e abordados nos relatórios. A partir desse levantamento inicial, iniciou-se a coleta e análise.
Um diferencial desse projeto para Inteligência em Compras foi o cruzamento de informações internas e externas à empresa e fontes de dados primários e secundários, principalmente, informações provenientes de fontes primárias, ou seja, por meio de entrevistas dos consultores da REVIE com especialistas dos mercados de interesse do cliente.
Resultados
O trabalho de Inteligência em Compras ganhou assertividade eficácia para a gerência senior com o cruzamento de dados e informações internas e externas, primárias e secundárias, trazendo resultados como:
:: Rapidez na tomada de decisão dos executivos da área de compras quanto aos produtos estratégicos para a empresa e suas principais variáveis: preço, demanda, oferta e consumo.
:: Maior conhecimento sobre as capacidades atuais e futuras dos fornecedores da empresa.
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