
A REVIE (Rede de Valor para Inteligência Empresarial) é modular. Pode ser implementada para um projeto específico ou linha de produtos e, aos poucos, envolver toda a empresa na dimensão de produtos/serviços, clientes e parcerias estratégicas.
Os quatro eixos da Inteligência (produtos/serviços, concorrência/mercado, clientes e parceiros) são complementares e podem ser desenvolvidos, simultaneamente, para minimizar os riscos e maximizar os resultados. Entretanto, é normal que seja dado um foco maior para um eixo específico, dependendo da prioridade da empresa e do projeto.
Cada um dos 4 eixos da Inteligência da REVIE também pode ser implementado separadamente, de acordo com a necessidade e prioridade da empresa.
A implementação do método REVIE é feita em quatro etapas:
1. Identificar as necessidades das empresas em Inteligência, Marketing, Vendas e Compras.
2. Selecionar as práticas de Inteligência, Marketing, Vendas e Compras, definindo a aplicabilidade em um ou mais eixos da Inteligência.
3. Implementar as ações em Inteligência, Marketing, Vendas e Compras.
4. Medir, informar e gerenciar os resultados alcançados durante e depois da implementação do método REVIE.
Para o item 2, foi feito um mapeamento qualitativo das melhores práticas em Inteligência, Marketing, Vendas e Compras. Essas práticas englobam técnicas de análise, ferramentas e métodos que já utilizamos no desenvolvimento de projetos em Inteligência Empresarial, Inteligência Competitiva e Marketing Estratégico.
Visando uma maior assertividade na implementação dessas práticas com resultados, foi desenvolvida uma pesquisa com 84 (oitenta e quatro empresas) com atuação no Brasil no ano de 2009.
Mais informações na seção Relatórios.
Com o objetivo de garantir resultados assertivos depois da implementação do método REVIE, criamos Indicadores de Performance e Desempenho para cada um dos 4 eixos da Inteligência. Esses indicadores foram baseados em modelos de avaliação e de performance empresarial já consagrados como o Balanced Scorecard (BSC).
Para que as empresas possam mensurar e informar os resultados em Inteligência, Marketing e Vendas, foram estruturados cerca de 50 (cinqüenta) indicadores de performance e desempenho para cada eixo da Inteligência:
:: Inteligência de Produtos/Serviços
Entenda o que é o Método REVIE.
Parcerias Estratégicas e a utilização da Inteligência Competitiva
REVIE : a Rede de Valor para Inteligência Empresarial
REVIE na Prática : Inteligência Competitiva
REVIE na Prática : Inteligência de Clientes
REVIE na Prática : Inteligência de Parceiros
REVIE na Prática : Inteligência de Produtos
“Matrix de Negócios”? Como funciona a REVIE
A Prática da Inteligência Competitiva no Brasil: métodos, técnicas e ferramentas
A Value Network Approach for Modeling and Measuring Intangibles
Inteligência Competitiva e os Indicadores de Performance e Desempenho
Inteligência de Mercado: transformando as Olimpíadas em negócios
Artigo Científico - Metodologia Revie (Rede de Valor para Inteligência Empresarial)
Conheça o nosso Treinamento sobre o Método REVIE