Centro de Conhecimento REVIE
Artigo: Parcerias Estratégicas e a utilização da Inteligência Competitiva
Publicado em 15/12/2010
Autor: Daniela Ramos Teixeira
Como parceria não é mais diferencial competitivo e, sim, necessidade para as empresas serem bem sucedidas, emergem modelos de cooperação entre empresas como as Redes de Valor e de Cooperação Empresarial. É essencial que os profissionais de Inteligência Competitiva enxerguem essa ampliação de foco, abrangendo a Rede de Valor e de Cooperação entre empresas como um todo.
Esse artigo foi inspirado na troca de conhecimento com a turma do MBA em Gestão Empresarial da UNICSUL, onde tive a oportunidade de ensinar a disciplina Gestão Internacional e Alianças Estratégicas em 2010.
Daniela Ramos Teixeira
17/05/2013 11:04:17
Olá Rosa, td bem?
Ficamos contentes com o seu contato.
Há uma série de artigos sobre Redes de Cooperação no portal da Revie, seção Centro de Conhecimento Revie/ Artigos em http://www.revie.com.br/site-pagina?id=28
Selecione Redes de Valor e de Cooperação Empresarial.
Em alguns artigos, há referências de livros e artigos que podem ser bem úteis para você.
Um abraço.
SDS,
Daniela Ramos Teixeira
REVIE Inteligência Empresarial
tel.: (11) 2626-3832
Rosa Orlando
17/05/2013 10:54:28
Olá, boa noite.
Estava pesquisando sobre rede de cooperação e cheguei até o site de vocês e achei muito interessante.
Estou começando meu TCC e quero abordar o tema Rede de Cooperação. Se pudessem me fornecer algumas dicas sobre o assunto seria muito importante para mim.
Li o artigo 'Parcerias Estratégicas e a Utilização da Inteligência Competitiva' da Daniela Ramos Teixeira e achei muito inteligente.
Gostaria de ter esta habilidade com as palavras.....rsrsr, de qualquer maneira agradeço a atenção, qualquer informação seria bem vinda.
Obrigada!
att
Rosa
Daniela Ramos Teixeira
07/05/2012 13:57:38
Olá Iran,
Ficamos contentes que esse artigo ajudou você a enxergar oportunidades. Acredito que o 1º passo é identificar possíveis parceiros para o seu negócio.
A internet pode te ajudar bastante nesse mapeamento de parceiros em potencial e a sua networking também.
Tente identificar empresas/ negócios com interesse na região e divida em 2 grupos:
1. as empresas que já estão na região e buscam por expansão e
2. as que não estão na região e objetivam ter um escritório/ infraestrutura na sua região.
Faça uma planilha no Excel e ligue! Essencial ter uma proposta de parceria clara. E com as informações que mapear, terá assunto para argumentar.
SDS,
Daniela Ramos Teixeira
Iran Luiz Teixeira
07/05/2012 13:45:14
Li seu artigo Parcerias Estratégicas e a Utilização da Inteligência Competitiva no Google, e talvez esteja aí minha oportunidade de salvar meu trabalho.
Muito obrigado por ter me dado a oportunidade de ler seu trabalho.
Estou à procura de um parceiro. Se puder me orientar, ficaria eternamente grato.
Atenciosamente,
Iran Luiz Teixeira
Envie seu Comentário