Artigo: Artigo Científico - A Utilização das Redes Sociais Virtuais pelos Profissionais de Inteligência Competitiva
Publicado em 15/12/2012
Autor: Nathanna Fábia de Moraes Cavalcanti e Gabriel A. L. A. Castelo Branco

Prezados,

Em 2011, a Nathanna nos procurou para a Revie participar do seu projeto de pesquisa sobre a adoção das redes sociais virtuais na Inteligência Competitiva.  O artigo foi publicado no VIII Convibra Administração – Congresso Virtual Brasileiro de Administração.

Partilho com vocês o resultado desse trabalho que aprofunda a aplicabilidade das redes sociais virtuais na IC (Inteligência Competitiva), assunto tão interessante e útil aos profissionais de IC e ainda com poucas publicações no Brasil. É só clicar no botão download (abaixo) para baixar o artigo na íntegra.

Dois dos nossos artigos sobre o tema também foram utilizados pelos autores:

Inteligência Competitiva e a integração com Marketing e Redes Sociais

Inteligência Competitiva e a integração com Marketing e Vendas

 

Destaco no artigo:

Pg. 8 - Panorama interessante sobre redes e redes sociais virtuais.

Pg. 11 - Análise dos resultados, com base nas entrevistas, que contou com a participação da Revie sobre a adoção e aplicabilidade das redes sociais na IC.

Merece citação um ponto importante do artigo e que a Revie já vem destacando seja na mídia, cursos ou reuniões com clientes:

“A partir da pesquisa foi possível identificar que as redes sociais virtuais já estão sendo adotadas pelos profissionais de área de estudo para desenvolver diferentes atividades, desde o monitoramento de mercado e temática especificas, até a coleta de informações em âmbito externo e interno da organização.

Contudo, revelou-se nos dados coletados como é incomum a união estruturada entre a Inteligência Competitiva e as Redes Sociais Virtuais. Devendo haver um planejamento prévio de inserção das mesmas, cabendo ao gerente do projeto ser da área de Inteligência Competitiva, e não de áreas como comunicação e estratégia. Estas, porém, devem colaborar com esta iniciativa. Mesmo que as áreas de comunicação já disponham de métodos e experiência nessa seara, trata-se de objetivos distintos.”

 

Boa leitura!

SDS,

Daniela Ramos Teixeira

Download (pdf 464 kb)

Envie seu Comentário

Nome *
E-mail *
Site
Comentário *

Nathanna Fábia Cavalcanti
15/12/2012 19:12:49
Bom dia Daniela, Como você está? Quanto tempo se passou desde que conversamos pela última vez, muita coisa aconteceu desde então. Fiz um intercâmbio, estou formada e atuando como analista pleno de desempenho de negócio de uma corretora de seguros. Mas a novidade que me traz aqui é a publicação do artigo que escrevi e contou com a sua valiosa colaboração, gostaria de compartilhar essa conquista contigo, pois você foi fundamental para a realização desse trabalho. A publicação veio no VIII Congresso Virtual Brasileiro de Administração - CONVIBRA, e está disponível através do link: http://www.convibra.com.br/upload/paper/adm/adm_3182.pdf . Novamente, agradeço a colaboração à pesquisa e espero que aprecie o resultado obtido. Atenciosamente, Nathanna Fábia Cavalcanti