Arquivo
Posts 2012
23/01/2012 11:20:09
Multinacional inova com aplicabilidade da inteligência nos negócios

Prezados Leitores,

A matéria, abaixo, do Valor foi publicada no blog do colega Alfredo Passos em 01/2012 - http://alfredopassos.wordpress.com/2012/01/13/unilever-fatura-com-consultoria-gratuita/

Veja que interessante o trabalho desenvolvido pela Unilever que inovou mais uma vez juntando na 'receita do sucesso' uma pitada de inteligência de mercado com inteligência de produtos para promover a inteligência de parceiros em relações win-win (ganha-ganha).

Inteligência de Mercado: identificou a demanda dos serviços de consultoria que englobam desde sugestões de receita com base em tendências gastronômicas até o gerenciamento de estoque e controle de perdas do estabelecimento.

Inteligência de Produtos: utilizou os produtos existentes para trazer aos clientes-parceiros novas ideias e formas de uso. Não apenas abastece o estoque dos clientes, mas traz soluções.

Inteligência de Parceiros e Inteligência de Clientes: os clientes, como donos de restaurantes, passam a enxergar a empresa não apenas em relações cliente-empresa, mas sim de parcerias e relações win-win (ganha-ganha).

"A múlti promove ainda cursos com chefs de cozinha e oferece consultores de plantão para os donos de restaurante, independentemente de fechar ou não uma nova venda com eles ou do volume que eles compram da empresa." 

Resultados: a nova estratégia da Unilever Food Solutions consumiu investimentos de € 40 milhões em 2011. No Brasil, o aumento das vendas mostra que valeu o esforço. Desde o início da prestação de serviços, no primeiro trimestre de 2011, as vendas da filial brasileira por cliente cresceram 20%.

 

São de iniciativas como essa que o ambiente empresarial brasileiro precisa: trabalho em conjunto englobando várias células de inteligência (mercado, produtos, clientes e parceiros) em relações win-win. 

E essa é a proposta da REVIE Inteligência e do método REVIE (Rede de Valor para Inteligência Empresarial): desenvolver ações nos 4 eixos da inteligência - 1. mercado/concorrência, 2. produtos, 3. clientes e 4. parceiros.

 

Parabéns pela iniciativa!

 

SDS,

Daniela Ramos Teixeira

 

Unilever fatura com consultoria gratuita

Por Daniele Madureira | Valor Econômico, 13/1/2012


O empresário pernambucano Severino Inácio "Bill" de Lucena teve uma agradável surpresa no fim de outubro.

O cantor espanhol Julio Iglesias veio ao seu restaurante, o Ilha do Guaiamum, acompanhado de uma comitiva de 10 pessoas, depois de uma temporada de shows pelo Brasil, encerrada no Recife. Pediu a especialidade da casa, o "Guaiamum Gigante", um caranguejo azulado de meio quilo.

"Foi a segunda vez que ele veio aqui e que pediu guaiamum, sinal de que gostou", diz, orgulhoso, Bill Lucena, que recebeu Iglesias pela primeira vez em 2009. Além de tomate, cebola e cebolinha, o "Guaiamum Gigante" traz o tempero pronto "Delícias do Mar", fabricado pela Unilever Food Solutions, braço da multinacional Unilever que atende o ramo de alimentação fora do lar (food service).

Lucena é um dos 50 mil empresários brasileiros atendidos pelos serviços de consultoria gratuita da Unilever Food Solutions, criado no ano passado.

Desde o início da prestação de serviços, no primeiro trimestre do ano passado, as vendas da filial brasileira por cliente cresceram 20%.

Para o empresário, o Delícias do Mar faz toda a diferença no prato que conquistou Iglesias. "Antes, eu só usava sal e coentro para temperar, mas não dava o mesmo sabor".

Os serviços de consultoria englobam desde sugestões de receita com base em tendências gastronômicas até o gerenciamento de estoque e controle de perdas do estabelecimento.

Na consultoria de restaurantes por quilo, existe até a indicação de que pratos mais pesados devem vir no início do buffet, lembrando que o item mais caro, a carne, deve estar sempre no fim da fila.

A múlti promove ainda cursos com chefs de cozinha e oferece consultores de plantão para os donos de restaurante, independentemente de fechar ou não uma nova venda com eles ou do volume que eles compram da empresa.

Adotada globalmente em fevereiro de 2011, a nova estratégia da Unilever Food Solutions consumiu investimentos de € 40 milhões no ano passado. No Brasil, o aumento das vendas mostra que valeu o esforço.

"Com a desaceleração da economia em âmbito mundial, percebemos que o nosso maior concorrente é o trabalho manual – descascar cebolas, cortar tomates, pisar o alho etc.

Tudo o que à primeira vista parece mais barato, mas envolve mais tempo, gente e desperdício na cozinha", diz Shelida Barsella, diretora da Unilever Food Solutions na América Latina.

Com isso, a múlti anglo-holandesa deixou de apenas abastecer os donos de bares, restaurantes, lanchonetes e padarias para começar a oferecer soluções.

"O consumidor passou a diminuir o tíquete-médio nos estabelecimentos, por conta da crise, levando o dono do restaurante a também restringir seus gastos", diz Shelida.

É nesse momento que entra a consultoria: é preciso mostrar que vale mais a pena comprar o molho pronto da Knorr Cica do que cortar tomates.

Algo semelhante aconteceu com a empresária Priscilla Cleto Marques, dona do restaurante Nutrisom.

"A consultoria veio me mostrar o Limão em Pó Knorr, que pode ser usado em pratos doces ou salgados, e minha primeira reação foi achar o produto caro", lembra Priscilla.

Mas a sua opinião logo mudou quando viu a consultora mostrar como se usava pouco pó para conseguir o resultado de uma caixa de limões – sem perda de tempo ou de produto. O resultado foi favorável à Unilever e ao Nutrisom.

"Passei a usar o Limão em Pó e comprei mais sobremesas da linha Carte D'Or", lembra Priscilla, que serve 250 refeições ao dia no Nutrisom, zona sul de São Paulo.

 

Fonte: http://www.valor.com.br/empresas/1192140/unilever-fatura-com-consultoria-gratuita

http://revie.com.br/page.php?name=blog&id=131&ano=2012&id=131&ano=2012

Envie seu Comentário

Nome *
E-mail *
Site
Comentário *