Arquivo
Posts 2012
31/10/2012 14:23:35
Revie Inteligência firma parceria com a ABRAIC

A Revie Inteligência firma parceria com a ABRAIC (Associação Brasileira dos Analistas de Inteligência Competitiva) para a divulgação de cursos e eventos.

"Esse tipo de iniciativa é comum no nosso mercado e como a Revie trabalha no modelo de redes de parcerias, acreditamos que essa é uma relação 'ganha-ganha' para ambos: Revie e Abraic, afirma Daniela R. Teixeira, diretora da Revie Inteligência Empresarial.

Curso de Preparação de Analistas de Inteligência Competitiva/Mercado

A Associação Brasileira dos Analistas de Inteligência Competitiva (ABRAIC) está oferecendo o Curso de Preparação de Analistas de Inteligência Competitiva/Mercado, em Brasília/DF.

O curso será nos dias 6, 7 e 8 de dezembro de 2012 com carga horária de 24 horas (8 horas/dia).

Valor: R$ 1800,00 e R$ 1600,00 para associados.

Para saber mais sobre o conteúdo programático, o professor/facilitador e sobre a inscrição, acessem o site http://www.competitivainteligencia.com.br/

Contatos: abraic_ic@abraic.org.br , abraic@brturbo.com.br ou fjfmed@yahoo.com.br.

Tel: (61) 8425-9756 ou (61) 8175-7570.

Assistam aos vídeos http://www.youtube.com/watch?v=kJqSgDaRvT0 e http://www.youtube.com/watch?v=Oo92bBdhVjU&feature=related

 

PROGRAMAÇÃO DO CURSO DE 24 HORAS:

ABERTURA E APRESENTAÇÕES FUNDAMENTOS Histórico da Atividade de Inteligência.Fundamentos da Atividade de Inteligência Competitiva.A Inteligência no Planejamento Estratégico.Princípios da InteligênciaProdutos de Inteligência.O profissional de Inteligência Competitiva.

COLETA DE DADOS Fontes de dados.Como coletar dados / técnica de entrevista.Indicadores econômicos.Redes Sociais.Exercícios.

PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO Operações intelectuais.Estados da mente perante a verdade. Modelos mentais.Como identificar as necessidades da empresa.Ciclo do conhecimento.Método para a produção do conhecimento.Exercícios.

FERRAMENTAS DE APOIO À TOMADA DE DECISÃO Tendências de Mercado.Business Intelligence.Análise de Mercado (Marketing Estratégico). Análise da Indústria (estrutura).Análise da Concorrência.Hipóteses Alternativas.Cenários Prospectivos.Brainstorming, Diagrama de Ishikawa (causa e efeito) e BCG.Exercícios.

ANÁLISE DE AMBIENTE Ambiente interno.Ambiente externo.Produto da análise.SWOT.VRIO.Exercícios.

COMO ESTRUTURAR UMA ÁREA DE INTELIGÊNCIA. Mentalidade de Inteligência Competitiva.Fluxo de dados.Recursos humanos e de material.Ferramentas de Inteligência.Exercícios.SEGURANÇA CORPORATIVA. Fundamentos.Medidas de segurança.Plano de Segurança Corporativa.Exercícios.ENCERRAMENTO E ENTREGA DE CERTIFICADO (quando for o caso).

OBJETIVOS DO CURSO:

1. Entender a importância da Atividade de Inteligência no Planejamento Estratégico e na construção do futuro da empresa e nas suas estratégias de sucesso.

2. Coletar dados e informações, pertinentes e confiáveis, em fontes primárias e secundárias.

3. Utilizar metodologias de análise para conhecer os concorrentes e produzir conhecimentos que permitam a empresa competir com maior eficácia, fortalecendo a sua posição no mercado.

4. Produzir conhecimentos de Inteligência para obter vantagens competitivas e aproveitar oportunidades de negócios.

5. Conhecer medidas de segurança para a proteção do pessoal, das áreas e instalações, dos dados, das informações e dos conhecimentos corporativos.

Professor/Facilitador

Francisco José Fonseca de Medeiros

Diretor de Articulação Nacional da Associação Brasileira dos Analistas de Inteligência Competitiva (ABRAIC); Coronel da Reserva do Exército Brasileiro.

Realizou palestras e cursos na área e possui produções científicas, literárias e artigos publicados na mídia especializada.

http://revie.com.br/page.php?name=blog&id=155&ano=2012&id=155&ano=2012

Envie seu Comentário

Nome *
E-mail *
Site
Comentário *