Arquivo
Posts 2009
04/02/2009
Método REVIE na revista da ESPM
O artigo científico sobre o Método REVIE (Rede de Melhores Práticas para MKT e Vendas) saiu na revista da ESPM, edição nº 1, jan./fevereiro 2009. O foco dessa edição é em Gestão, macro-tema muito adequado para a REVIE.

A revista científica já está nas bancas em SP (capital). Exemplares à venda também em http://www.espm.br/ConhecaAESPM/Publicacoes/Periodicos/RevistaDaESPM/Pages/default.aspx





Veja, abaixo, conteúdo da pg. 4 do artigo científico sobre o Método REVIE.







O surgimento da REVIE

Tudo começou depois de finalizarmos a 1ª entrega de um projeto de consultoria para uma empresa de Telecom, em 2007. Estava trabalhando num projeto com o amigo Jairo Martins, Mobile Telemática.

Estruturamos os entregáveis deste projeto de Inteligência Estratégica e Competitiva em 4 frentes: Inteligência Competitiva, Clientes, Produtos/Serviços e Parceiros. O curioso é que isso foi feito meio que intuitivamente.

Depois, surgiu a oportunidade de elaborarmos um artigo para um portal de telecom e começamos a conversar sobre os possíveis temas.
Seria mais interessante para o público do portal se não caíssemos na mesmice de falar de dados de mercado e análises vagas do setor de Telecom.

Evoluímos nos bate-papos informais e a minha proposta foi focar o artigo no tema ?Inteligência? e em 4 frentes: mercado/concorrência, clientes, redes de valor (que evoluiu, posteriormente, para parceiros) e produtos/serviços.

Cheguei nesses 4 macro-temas porque percebi que quando as empresas falham sempre envolve pelo menos um desses eixos; conclusão depois de trabalhar em alguns projetos de consultoria em MKT, Vendas, Inteligência Estratégica e Competitiva.

O conceito foi evoluindo e durante um almoço com outro amigo, o Antônio Bucci (Grupo Treinar), chegamos à conclusão de que a Inteligência é Multi!
O Bucci teve a idéia do termo 'Multinteligência' que ajudou a simplificar o conceito das várias faces da Inteligência.

E o 1º artigo sobre a REVIE, publicado em meados de 2008 no portal www.bucci.com.br, ainda associava o conceito de Multinteligência à Rede de Valor para Inteligência Empresarial (REVIE).

O Método REVIE foi tomando forma e cheguei à versão final do 1º artigo, divulgado na mídia eletrônica, hoje disponível em vários portais como: Meta Análise, SBGC, ADM Today, KM Business, MBI.

Mas a minha jornada estava apenas começando e ainda não sabia da dimensão do que estava criando.

Os artigos, a opinião dos amigos (Roberto Mayer-MBI, Greg Ivanoff-Ilanet e vários outros), as palestras que ministrei em 2008 (SUCESU-SP com o Jairo, Interop e IPCOMM) foram essenciais para a elaboração desse 1º artigo científico.

Fica, aqui, registrado o meu ?muito obrigada? a todos que participaram e contribuíram de alguma forma com o surgimento e divulgação do Método REVIE. Não teria conseguido sem a ajuda de vocês!

E a jornada continua! Com as empresas para os estudos de caso e o desmembramento das ferramentas, técnicas e metodologias aplicáveis a cada eixo da Inteligência (mercado, produtos, clientes e parceiros).

Vamos em frente!


SDS,

Daniela Ramos Teixeira
http://revie.com.br/page.php?name=blog&id=68&ano=2009&id=68&ano=2009

Envie seu Comentário

Nome *
E-mail *
Site
Comentário *