Uma das principais demandas das empresas em Inteligência de Mercado é analisar a concorrência, ou seja, entender o seu concorrente, sua ações podendo até chegar a um nível de antecipar as suas ações.
Um exemplo de empresa que falhou com a ‘sua’ Inteligência de Mercado é a BlockBuster. Se a empresa tivesse investido em Inteligência de Mercado utilizando técnicas como análise estratégica da concorrência poderia ter previsto o crescimento dos serviços de streaming e que hoje são oferecidos por empresas como Netflix e Amazon.
A Análise da Concorrência é uma das principais técnicas de análise junto com a Análise SWOT (Pontos Fortes e Fracos, Ameaças e Oportunidades). Essas duas técnicas são muito comuns e utilizadas por profissionais de estratégia e IM (Inteligência de Mercado). E o interessante também é que podemos cruzar as técnicas para obter melhores resultados para a tomada de decisão.
A Análise da Concorrência precisa ser orientada para o presente e futuro, podendo conter alguns dados/informações do passado, mas apenas para contextualizar o histórico do concorrente. É importante a análise ser precisa, útil e objetiva para ajudar os executivos na tomada de decisão.
A objetividade é essencial considerando a falta de tempo dos executivos para lerem estudos muito detalhados e extensos. É trabalho do analista conseguir essa objetividade com precisão e utilidade e já adianto que não é uma tarefa fácil.
O que eu percebi ao longo de mais de 20 anos trabalhando com análise da concorrência é que as empresas tem dificuldades para entender e mapear a estratégia dos seus concorrentes e para onde irão caminhar no curto e longo prazo.
A análise da concorrência ajuda e muito nesse sentido, pois, tendo técnicas e processos implementados de inteligência, conseguimos identificar mais facilmente as estratégias e as ações dos nossos concorrentes e, assim, medir melhor os resultados fazendo, por exemplo, comparações entre a empresa e seus principais concorrentes.
Eu vou dar um exemplo usando a Netflix. A Netflix alcançou mais de 100 milhões de clientes, a marca é conhecida mundialmente e a empresa tem como estratégia focar no crescimento com a produção de séries próprias.
O problema é que essas séries, como Stranger Things, possuem alto custo além do longo prazo de produção e a empresa ainda é pouco lucrativa. Mas a Netflix acredita que o conteúdo exclusivo é a chave para sustentar o crescimento nas assinaturas alcançado nos últimos anos.
A Netflix também se diferencia das tradicionais empresas de mídia utilizando Data Analytics e Inteligência Artificial. Mas empresas como a Amazon, um dos fortes concorrentes, também já fazem uso dessas ferramentas e com resultados.
O uso dessas ferramentas engloba desde a personalização de recomendações de filmes para os clientes, passando pela adequação da qualidade do streaming de acordo com a banda disponível, até à pós-produção de suas produções originais.
Todos esses fatos e movimentações sobre a Netflix e seus concorrentes são importantes para desenhar a análise estratégica do concorrente.
Mas quais serão os próximos passos da Netflix? Continuarão os mesmos com fortes concorrentes como Amazon e Disney?
Essas perguntas a Inteligência de Mercado Estratégica responde para você e o seu negócio.
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