Revie na revista da ESPM e o surgimento do método por Daniela Teixeira

Por Daniela Ramos Teixeira

O artigo científico sobre o Método REVIE (Rede de Valor para Inteligência Empresarial) foi publicado na revista da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), edição nº 1, jan./fevereiro 2009. O foco dessa edição foi em Gestão, macrotema muito adequado para a REVIE.

Tudo começou depois de finalizarmos a 1ª entrega de um projeto de consultoria para uma empresa de Telecomunicações, em 2007. Eu estava trabalhando num projeto de Inteligência Estratégica e Competitiva com a Mobile Telemática.

Estruturamos os entregáveis deste projeto de Inteligência Estratégica e Competitiva em 4 frentes: Inteligência Competitiva/de Mercado, Clientes, Produtos/Serviços e Parceiros. O curioso é que isso foi feito intuitivamente sem antes pensarmos em estruturar quatro eixos de inteligência para o projeto.

Depois, surgiu a oportunidade de elaborarmos um artigo para um importante portal de telecomunicações e começamos a conversar sobre os possíveis temas.

Seria mais interessante para o público do portal se não caíssemos na mesmice de falar sobre dados de mercado e análises vagas sobre o setor de Telecomunicações.

Evoluímos nas conversas informais e a minha proposta foi focar o artigo no tema Inteligência aplicada ao Negócio e em quatro frentes: mercado/concorrência, clientes, redes de valor (que evoluiu, posteriormente, para parceiros) e produtos/serviços.

Cheguei nesses quatro macrotemas porque percebi que quando as empresas falham sempre envolve pelo menos um desses eixos; conclusão depois de trabalhar em alguns projetos de consultoria em Marketing, Vendas, Inteligência Estratégica e Competitiva.

O Método REVIE foi tomando forma e cheguei à versão final do 1º artigo, divulgado na mídia eletrônica e divulgado na época por vários portais de peso como: Meta Análise, SBGC, ADM Today, KM Business, MBI, dentre outros.

Mas a minha jornada estava apenas começando e ainda não sabia da dimensão do que estava criando.

Os artigos, a opinião dos amigos (na maioria diretores de empresas, empreendedores e professores), as palestras que ministrei em 2008 (SUCESU-SP, Interop e IPCOMM) foram essenciais para a elaboração desse 1º artigo científico.

Fica, aqui, registrado o meu ‘muito obrigada’ a todos que participaram e contribuíram de alguma forma com o surgimento e divulgação do Método REVIE (Rede de Valor para Inteligência Empresarial). Não teria conseguido sem a ajuda de vocês.

E a jornada continua com as melhorias contínuas, a aplicabilidade e mensuração dos resultados nas empresas e o desmembramento das ferramentas, técnicas e metodologias aplicáveis a cada eixo da Inteligência (mercado/competitiva, produtos, clientes e parceiros).