Evolução do Ecossistema de Inteligência de Mercado no Brasil: Desafios e Oportunidades

O mercado de Inteligência de Mercado (IM) no Brasil está numa fase com mais maturidade se comparada a 2010, em torno de 15 anos atrás. Naquela época havia ainda muita confusão sobre os fornecedores de Inteligência de Mercado.

Clipadoras e empresas de pesquisa de mercado se intitulavam empresas de Inteligência de Mercado e, felizmente, hoje há um maior entendimento dos profissionais que compram os serviços de IM e das próprias empresas fornecedoras.

Tanto empresas de clipping quanto de pesquisa de mercado apoiam a Inteligência de Mercado, mas não são empresas de IM. A pesquisa de mercado e o clipping são ferramentas que o profissional de IM poderá usar junto com outras ferramentas e técnicas de análise como: análise SWOT (Pontos Fortes e Fracos, Ameaças e Oportunidades), análise de Win/Loss de Clientes, BI (Business Intelligence), CRM (Gestão do Relacionamento com Clientes), dentre outras.

Costumo dizer que a Inteligência de Mercado é um grande quebra-cabeça e cabe a nós, profissionais da área, avaliarmos as melhores ferramentas e técnicas de análise para conseguir montar esse quebra-cabeça mais rápido e com mais acertos do que a concorrência.

Outra forte movimentação do mercado é que as médias empresas agora possuem ao menos um ou dois profissionais de Inteligência de Mercado, o que contribuiu muito com o crescimento do mercado de IM, principalmente, para cargos de analistas.

Com as médias empresas investindo em Inteligência de Mercado, a fato é que temos várias vagas abertas para analistas de IM e que não são preenchidas ou demoram muito tempo para as empresas encontrarem o profissional desejado.

Trabalhamos na Revie Inteligência com consultoria, mentoria e treinamentos, sendo essa uma realidade observada, também, junto aos nossos clientes nos projetos que desenvolvemos ou equipes mentoradas.
Com os investimentos das médias empresas em IM e como as grandes empresas não estão aumentando os seus times na área, uma das alternativas dessas empresas é terceirizar parte dos serviços para empresas de consultoria, e não somente com consultorias de Inteligência de Mercado.

Pelos resultados da pesquisa conduzida pela Análise Econômica, 41,9% compra dados de consultorias e 53,8% adquirem dados externos diretamente de fornecedores.

E destaco que os serviços abrangem não somente dados, mas análises estratégicas também, pois a alta gestão demanda um tipo de entrega que nem sempre as áreas de IM conseguem atender, pois não possui senioridade ou estão sobrecarregadas.

Nesse caso, a consultoria pode atuar como um ‘braço’ da área de Inteligência de Mercado sendo acionada para essas entregas mais estratégicas. Trabalhamos muito dessa forma em formato híbrido com excelentes resultados para os nossos clientes.
Sobre os tipos de dados que as empresas mais utilizam de consultorias, concordo com o resultado da pesquisa no gráfico a seguir porque também é a nossa realidade nas entregas que temos conduzido: 22% dados de empresas concorrentes; e clientes/ público-alvo vem crescendo, também, nas entregas com 19,9%, segundo a pesquisa.

tipos dados utilizados pesquisa inteligencia de mercado revie daniela teixeira

Entregas em alta e com foco em clientes que temos desenvolvido incluem: 1. Análises para prospecção de clientes e 2. Win/Loss de clientes, sendo que essa última pode trabalhar junto com o CRM com excelentes resultados para a equipe de vendas pela minha experiência.

Passei por vários ciclos de evolução da Inteligência de Mercado nesses últimos 22 anos e acredito que a IM se reinventa para continuar atendendo a média e alta gestão.

No ciclo atual estamos entrando na Inteligência Artificial aplicada a Inteligência de Mercado que irá trazer benefícios como agilidade e melhorias na coleta, dentre outros.
E nós, profissionais da área de inteligência nos negócios, temos que nos antecipar a esses ciclos da mudança para sermos competitivos e manter a qualidade das nossas entregas com a dinâmica exigida pelo mercado.

 

Por Daniela Ramos Teixeira, Diretora Executiva da Revie Inteligência Empresarial

 

Esse artigo foi publicado no “O Mapa da Inteligência de Mercado”, pesquisa elaborada pela Análise Econômica com mais de cem profissionais de grandes empresas, associações e startups no Brasil.