Estratégias e Técnicas de Análise: exemplo com o caso real do Grupo Dia

O grupo espanhol de supermercados Dia irá fechar 343 lojas e 3 centros de distribuição no Brasil, após 23 anos de atuação no país.

O principal motivo: resultados negativos periódicos da subsidiária brasileira.

A rede de supermercados Dia entrou com um pedido de recuperação judicial no Tribunal de Justiça de São Paulo e possui uma dívida estimada em mais de R$ 1 bilhão, sendo R$ 268 milhões de dívidas bancárias.

Sobre as Estratégias que identifico com essa movimentação do Grupo Dia:

Estratégia 1 – Liquidação do Negócio para as lojas no Brasil, com exceção da região de SP.

A Estratégia de Liquidação do Negócio acontece quando a empresa:

  • Dedica-se a um único negócio ou produto, e este, depois do estágio do declínio, não foi substituído ou administrado da forma como deveria ter sido;
  • Falta de visão do futuro e/ou pensamento estratégico da alta gestão;
  • Constante retração e
  • Estratégias são mal escolhidas ou mal implementadas.

Algumas Técnicas de Análise que uso e poderiam ter ajudado a evitar essa estratégia de liquidação do negócio em várias regiões:

  1. Segmentação de clientes e criação de personas;
  2. Monitoramento periódico da concorrência com avisos de alerta;
  3. Análise da Concorrência;
  4. Tendências e
  5. Cenários.

A ferramenta de Geomarketing também ajuda a identificar o melhor ponto para as aberturas das lojas.

Normalmente, antes dessa estratégia de Liquidação do Negócio, as empresas optam por outras alternativas estratégicas como o Desinvestimento e tentam driblar a curva do prejuízo periódico focando em negócios ou regiões mais promissoras.

A estratégia de Desinvestimento ajuda a reduzir a alavancagem financeira líquida da empresa.

Além do Brasil, o Grupo Dia também vendeu quase 500 supermercados em Portugal no 2º semestre de 2023.

Estratégia 2 – Concentração do Negócio em regiões e países estratégicos para o grupo

Objetivos dessa movimentação estratégica:

  1. Foco nos principais mercados do Grupo, permanecendo apenas na região de São Paulo no Brasil, onde continuará operando 244 unidades.
  2. Aumentar recursos para mercados mais rentáveis e com maior potencial de crescimento para o grupo na Espanha e na Argentina.

Na minha breve avaliação, é correta a estratégia atual do Grupo Dia de Concentração no Negócio em regiões mais promissoras.

Nesses 2 países (Espanha e Argentina), o grupo alcançou uma posição mais relevante focada na distribuição alimentar de proximidade, possuindo lojas com alto desempenho, o que não ocorreu nas lojas, principalmente, do interior de São Paulo.

Técnicas de análise como 1. Benchmarking com lojas modelo podem contribuir para o sucesso dessa estratégia, bem como 2. Implementação de um programa coordenado e periódico de Inteligência de Mercado e de Clientes com a estruturação de técnicas de análise e ferramentas que possam trabalhar em conjunto e integradas para trazer os resultados esperados para esse grande grupo que admiro que é o Grupo Dia.

Além dos nossos serviços de Consultoria, essas técnicas de análise e a avaliação de alternativas estratégicas para a sua empresa e, também, para a concorrência, você aprende em dois Cursos que temos:

1. Técnicas Analíticas – Básico: monitoramento, mapeamento, análise da concorrência e SWOT aplicada a Inteligência de Negócios

2. Técnicas Analíticas – Avançado: estratégias, cenários e win/loss de clientes

 

Esse artigo teve como base as referências de informações em:

https://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2024/03/21/rede-de-supermercados-dia-pede-recuperacao-judicial.ghtml 

https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2024/03/19/rede-de-supermercados-dia-fecha-43-unidades-na-regiao-de-campinas-veja-quais.ghtml

https://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2024/03/14/rede-de-supermercados-dia-decide-fechar-lojas-no-brasil.ghtml

Obs.: Links acessados em 03/2024.