A Metodologia Revie (Rede de Valor para Inteligência Empresarial) foi citada no livro Análise da informação para tomada de decisão: desafios e soluções, organizado pela profa. Dra. Kira Tarapanoff, Editora InterSaberes.
No 1º capítulo “Perspectivas em inteligência organizacional e competitiva na Web 2.0: uma visão geral”, é apresentada uma perspectiva dos novos caminhos para a atividade de inteligência diante dos desafios da abundância informacional. São citados instrumentos de análise disponibilizados na própria plataforma da Web 2.0 e alguns métodos para a análise e extração de informações, incluindo a metodologia Revie.
A seguir, parte do trecho mencionando a Revie no 1º capítulo, pgs. 37 e 38.
“…Em sua proposta de rede de valor para inteligência empresarial (Revie), Teixeira (2009) enfatiza, como um de seus componentes, a inteligência de clientes. Esse processo, de interação cliente-empresa, de “ganha-ganha”, numa visão mais ampla, engloba a gestão da experiência do cliente. Lida-se com clientes cada vez mais exigentes, num ambiente “coopetivo” (competitivo e cooperativo) e interconectado por intranets, extranets e redes sociais. Dessa interação surgem inúmeras possibilidades, como a captação de ideias para novos produtos/serviços ou de clientes por meio da propagação de campanhas on-line da empresa para a sua rede de contatos…”
“…Além dos clientes, os outros componentes da metodologia Revie são: mercado/ concorrência; parceiros; produtos/ serviços.”
A Revie é uma metodologia 100% brasileira, criada por Daniela Ramos Teixeira, que vem sendo aplicada em clientes desde 2011 com excelentes resultados para as empresas.
O foco da aplicabilidade é na inovação pela Inteligência aplicada aos negócios e foco no cliente, integrando processos, pessoas com a formação das redes de inteligência, técnicas de análise e indicadores e tecnologias, quando necessário.