Excelentes discussões foi o que tivemos no Encontro e Seminário de Profissionais de Inteligência Competitiva, promovido pela ESPM e pela SCIP (Strategic and Competitive Intelligence Professionals) Brasil em novembro de 2019.
Daniela Ramos Teixeira, sócia diretora da Revie Inteligência Empresarial, conduziu a palestra sobre demandas das empresas e profissionais no campo da inteligência. A especialista pontuou que 2019 foi um ano em que o cliente esteve à frente quer seja pela situação econômica do país ou porque as empresas precisam vender e cada vez mais com a forte concorrência no mercado.
Com isso, a Inteligência de Clientes toma a frente com técnicas como a segmentação, o CRM (Gestão do Relacionamento com Cliente) e a Experiência do Cliente (CX). Além disso, técnicas como a análise de win/loss de clientes começam a ganhar mais atenção no ambiente empresarial. Daniela mostrou que essas técnicas e ferramentas fazem parte do eixo Inteligência de Clientes, um dos quatro eixos da Metodologia Revie (Rede de Valor para Inteligência Empresarial), criada em 2009 pela especialista.
O encontro também contou com a apresentação da pesquisa sobre a configuração da atividade de Inteligência nas organizações e atuação dos profissionais, apresentada pela Alessandra Frisso da H2R Pesquisas Avançadas. E terminou com um excelente debate com a participação das duas palestrantes Daniela Teixeira e Alessandra Frisso e dois convidados de peso Alexandre Benedetti (Talenses) e Jorge Bitencourt Castilho (JBS).